Covid-19: 5 ideias para adaptar o seu pequeno negócio (e crescer)
Se a crise económica provocada pela Covid-19 afetou de forma transversal todas as empresas, os pequenos negócios são, sem dúvida, dos mais afetados, já que na maior parte das vezes não têm liquidez para fazer face às consequências económicas da pandemia.
Mas isto não significa que os pequenos negócios não consigam responder a este cenário de quebra de atividade e de muitas incertezas. A palavra-chave é adaptação. As empresas - mesmo as mais pequenas – que forem capazes de se adaptar (ou até de se reinventar por completo) são as que vão conseguir manter, e mesmo, fazer crescer o seu negócio em tempo de pandemia.
Conheça 5 ideias para adaptar o seu pequeno negócio a esta nova realidade.
1. Conheça as suas despesas
Já aqui lhe falámos de como é importante estar sempre informado sobre o estado do seu negócio. Num momento difícil como o que estamos a viver, o conhecimento é ainda mais importante, já que só assim consegue perceber se está a ter lucro ou prejuízo. E um dos primeiros passos para esta análise é entender que despesas - fixas e variáveis – tem o seu negócio. Despesas como o arrendamento do espaço e os salários dos seus funcionários correspondem a custos fixos. Por outro lado, custos como as matérias-primas e equipamentos são despesas que variam. Não tenha medo de olhar para os números e, caso necessite, peça ajuda ao seu contabilista, que tem as ferramentas para lhe fazer uma “fotografia” rigorosa das suas despesas e situação financeira: lembre-se de que é fundamental ter uma perceção realista do cenário em que se encontra.Fazendo um levantamento rigoroso de todas estas despesas, pode perceber durante quanto tempo é possível manter o seu negócio nas mesmas condições, mas mais importante do que isso, está a criar as bases para fazer um planeamento das ações necessárias para corrigir possíveis problemas.
2. Corte nos gastos
À partida, esta tarefa pode parecer quase impossível, sobretudo se o seu negócio estiver a ser muito afetado pelo cenário atual – afinal, cortar em quê, quando tem a sensação de que já está a tentar esticar ao máximo o dinheiro que entra na sua empresa todos os meses?Contudo, quase sempre é possível cortar em algumas despesas e este controlo financeiro pode fazer toda a diferença, não apenas neste momento de crise, mas também como estratégia a médio/longo prazo. Depois de fazer o levantamento das despesas de que falámos no ponto anterior, tente perceber quais as despesas que são mesmo essenciais e as que podem ser (pelo menos, de forma temporária) cortadas do seu orçamento.
Considere a possibilidade de substituir matérias-primas e equipamentos por outros com um menor peso no orçamento da sua empresa. Como parte de uma estratégia de redução de custos, estude também a hipótese de negociar com os seus fornecedores para obter condições mais vantajosas (em termos de prazos de pagamento, descontos de quantidade, etc.) ou até parcerias que tragam benefícios a ambas as partes.
3. Aposte no e-commerce (mesmo que o seu negócio seja um serviço)
Criar uma loja online pode ser uma excelente forma de adaptar o seu negócio a estes tempos. Durante o confinamento, muitas lojas e serviços estiveram encerrados, mas as necessidades dos consumidores mantiveram-se. Resultado? Muitos clientes que antes apenas compravam em lojas físicas, passaram a adquirir produtos através das lojas online. Tire partido desta mudança de hábitos (que veio para ficar) e invista na sua loja virtual para aumentar as vendas e chegar a um público mais vasto, sem barreiras geográficas ou de horário de atendimento.Mesmo que o seu negócio seja um serviço, alcançar os seus clientes através da internet pode ser uma excelente oportunidade de reduzir custos e responder às necessidades dos consumidores, que cada vez mais privilegiam o conforto e a rapidez. Por exemplo, se é médico, psicólogo, nutricionista ou advogado, pode fazer consultas e prestar apoio através de plataformas online gratuitas, como o Zoom ou o Skype. Se é professor de dança, inglês ou ioga, porque não apostar em aulas online?
E não pense que por estar fisicamente distante dos seus clientes, está a retirar qualidade ao seu trabalho: os serviços prestados online são uma realidade cada vez mais comum, humanizada, próxima e com imensas vantagens para a empresa e para os clientes (menos tempo perdido em deslocações, redução de custos com arrendamento de espaços, rapidez, flexibilidade de horários, etc.).
4. Invista nas redes sociais e na proximidade com os seus clientes
As relações com os seus clientes, fornecedores e parceiros são uma parte fundamental do seu negócio e ajudam-no a destacar-se dos seus concorrentes. Uma ligação próxima e atenta é essencial para criar aquela relação de confiança que mantém os clientes fiéis à sua empresa. Por isso, tire partido das redes sociais para se manter próximo dos seus clientes e conquistar novos públicos. Interagir com o seu público e promover a partilha vai ajudar a que os seus clientes mantenham a ligação com a sua marca, mesmo se estiverem fisicamente distantes.Não deixe nenhum comentário ou pergunta por responder, procure ser rápido e claro na resposta às dúvidas e inquietações dos seus clientes e tenha um tom positivo. Além das redes sociais, aposte, por exemplo, em newsletters ou no envio de emails. Mostre que se preocupa, partilhe informações importantes, crie uma página de FAQ (Frequently Asked Questions) dedicada ao Covid-19 e à forma como as suas encomendas e pagamentos estão agora a processar-se, e mantenha os seus clientes a par de tudo o que está a fazer para continuar a oferecer um serviço de qualidade.
5. Dedique-se à melhoraria do seu negócio
Se neste momento a sua atividade abrandou e tem menos clientes, aproveite o tempo livre para investir no aperfeiçoamento do seu negócio. Introduzir melhorias no seu produto ou serviço, tirar aquele curso de especialização que lhe vai trazer conhecimentos que vão ter impacto no serviço que oferece, corrigir erros no site, criar um blog com informação especializada na sua área, elaborar um plano de marketing, investir em publicidade ou testar pacotes promocionais são alguns exemplos.Considere este período como uma oportunidade para fazer aquelas tarefas para as quais nunca tem tempo, mas que vão criar a base para um negócio mais robusto no futuro.